Turismo Comunitário: quando viajar é também transformar realidades
- Danielly Oliveira
- 13 de ago.
- 1 min de leitura

Turismo comunitário é uma forma de viajar em que as comunidades locais são protagonistas da experiência. Elas organizam, recebem e compartilham seus saberes, garantindo que a renda e os benefícios fiquem na própria comunidade.
O TC não tem uma só forma definida, mas é guiado por princípios de autogestão, protagonismo local, distribuição justa dos benefícios, valorização cultural e ambiental, integração com o território, respeito e reciprocidade.
Além de vivenciar a cultura local e apoiar a economia, o visitante ajuda no fortalecimento da luta pelo território. Em muitos casos, as comunidades são pressionadas pela especulação imobiliária e interessados em explorar o seu território.
Trazemos três exemplos icônicos desta forma de fazer turismo:
Conecta comunidades litorâneas do Ceará que oferecem hospedagem, passeios e vivências com pescadores, artesãs e agricultores.
Reúne comunidades da Bahia para promover experiências que valorizam tradições afro-brasileiras, culinária típica, artesanato e música local, com sustentabilidade e responsabilidade.
Rede de turismo rural que recebe visitantes em propriedades familiares, oferecendo hospedagem, gastronomia produzida localmente, experiências e contato direto com a vida no campo.
Pessoalmente, aprendi muito sobre o turismo comunitário durante o mestrado, especialmente sobre a Acolhida na Colônia, como aluna especial da disciplina de Turismo Comunitário da UFPR, ministrada pela profa. Marinês Walkowski. Foi uma experiência que ampliou meu olhar para o impacto positivo que o turismo pode gerar.
Post compartilhado através do nosso Instagram: @turismosfera
.png)


Comentários